domingo, março 24, 2013

Celorico de Basto em fotos

O crescimento de Celorico de Basto pode ser testemunhado pelas fotos de antigamente, que nos dão uma panorâmica enriquecedora do que éramos e do que fomos capazes de construir, enquanto uma comunidade.
Esse património de conhecimento local, encontra-se disperso por muitas pessoas que guardam em fotografia essas memórias e que se forem partilhadas com todos, constituirão um património de enorme potencial para o enriquecimento das gerações mais novas, fazendo crescer o gosto e o orgulho de ser Celoricense. Sabemos que uma imagem vale por mil palavras…
É essa informação que queremos que persista no futuro. Criamos o sítio celoricodigital.pt para “recolha e partilha de fotos e dados históricos, nomeadamente do património, personalidades ilustres, casas solarengas, associações e coletividades, costumes, lendas e tradições, enfim todas as coisas de antanho”.
É indiscutível o papel que a internet assumiu como meio de comunicação nas sociedades modernas. 
Aqui procuramos publicar textos com conteúdos históricos, associados às fotografias, permitindo aos leitores uma consulta fácil.
São muitas as palavras de apreço que temos recebido constituindo um forte incentivo para continuar este trabalho. Um dos grandes objetivos já foi conseguido, ou seja, nunca se falou tanto no “dever de memória” como nestes tempos, em que os celoricenses manifestam interesse em falar e procurar as suas raízes, em defender e preservar o seu património histórico, cultural, paisagístico e artístico.
Parafraseando alguém “um povo que não se orgulha da sua terra, naturalmente não a merece”. E neste concelho de Celorico de Basto, um recanto do Minho verdejante, temos uma paisagem tão variada entre as serras e os campos, os rios e as suas pontes, as suas vistas longínquas, onde desfrutamos os seus horizontes, quer seja do alto do castelo de Arnóia ou da serra do Viso. 
No sentido de aumentar o espólio fotográfico, com o objetivo de preservar a memória coletiva do nosso concelho, apelamos a todos os celoricenses que forneçam a título de empréstimo essas imagens para tratamento digital.
Desta forma pretende-se preservar um vasto e valioso espólio documental de interesse histórico e cultural, permitindo às gerações vindouras conhecer a história do seu concelho.













Sem comentários: