sábado, março 17, 2007

Britelo















A freguesia de Britelo tem uma população de 2542 habitantes e 928 edifícios (Censos de 2001) e é a Sede de Concelho de Celorico de Basto.

Orago:
S. Pedro






Pároco:
Padre José Carlos Macedo




Feiras: Feira anual de Santa Catarina (25 e 26 de Novembro) e feira semanal aos Sábados.
Festas e romarias: S. Pedro (último fim de semana de Junho), S. Tiago (24 e 25 de Julho).
Património cultural e edificado: Igreja Matriz, Capelas de Nª Sª da Conceição, Nª Sª da Saúde e de Santa Luzia, Nicho de Nª Sª de Fátima. Estátua de S. Pedro e uma escultura de A. Carneiro na esplanada da vila, Busto de João Pinto Ribeiro, Estátua do Cardeal D. António Ribeiro, Pelourinho, Cruzeiro e Fonte Pública da Praça Albino Alves Pereira.
Casas brasonadas: Casa de Mosqueiros, Casa do Marquês de Valença, Casa do Outeiro e Casa de Quintela.
Casas solarengas: Casa do Prado, Casa de Vinha de Cima, Casa de Vinha de Baixo, Casa da Pereira, Casa da Fareleira, Casa do Barroso.
Outros edifícios: Câmara Municipal, Casa do Agricultor, Adega Cooperativa, Mercado Municipal, Palácio da Justiça, Centro de Saúde, Casa do Povo (actualmente funciona o Serviço Local de Segurança Social), Quartel e Cine teatro dos Bombeiros Voluntários, Posto da GNR, Estação do Caminho-de-ferro, Correios, Casa dos Magistrados, Escola Primária, Antiga Casa da Roda, Posto de Turismo.
Alminhas: nos Lugares de Paixão, Cruz, Boeiros e Venda Nova.

Colectividades:

Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Celoricenses
Clube Desportivo Celoricense
Clube de Caça e Pesca de Celorico de Basto
Sociedade Columbófila de Basto
Associação de Solidariedade Social de Basto
Motor Clube de Basto
Casa do Benfica em Celorico de Basto
Casa dos Dragões de Basto
Associação “Acção Jovem”
Associação Cultural e Recreativa “Os Pupilos do Freixieiro”
Basket Clube de Basto
Associação de Ciclismo de Celorico de Basto


Executivo da Freguesia de 1993 a 2009


Presidente da Junta:

Manuel Mesquita Alves Fontes, natural da freguesia de Britelo e residente no lugar da Cruz. Nasceu em 22 de Março de 1937, filho de Joaquim Alves Fontes e Ana Alves Mesquita, exerce o quarto mandato (1993-2009) à frente dos destinos da Freguesia.







Secretário da Junta:

Álvaro de Oliveira Mesquita, natural da freguesia de Britelo e residente na Rua Serpa Pinto. Nasceu em 23 de Abril de 1936, filho de António Guilherme Fernandes e Leonor de Oliveira Mesquita, cumpre o quarto mandato no executivo da Junta.



Tesoureiro da Junta:

António Cândido de Moura Magalhães, natural da freguesia de Britelo e residente no Lugar do Monte. Nasceu em 5 de Abril de 1947, filho de José Teixeira Magalhães e Maria Julieta de Moura, exerce cargos na Junta de Freguesia desde 1976, e ocupa o cargo de Tesoureiro há quatro mandatos.




Executivo Actual (desde Outubro 2009)


Presidente da Junta:
Agostinho Carvalho Andrade, natural da freguesia de Caçarilhe, nascido a 24/02/1945, filho de Manuel de Andrade e Maria Carvalho, residente na Rua da Ribeira, Celorico de Basto.






Secretário da Junta:
Maria Filomena Marinho Silva Teixeira, natural da freguesia de Britelo, nascida a 07/10/1974, filha de Abílio Teixeira e Maria Isabel Marinho da Silva, residente na Rua de Santa Luzia, Celorico de Basto.








Tesoureiro da Junta:
José Alberto Teixeira Mesquita, natural da freguesia de Gémeos, nascido a 11/12/1960, filho de Manuel Gonçalves Mesquita e Idalina Teixeira Gonçalves, residente na Rua Dr. António Rodrigues Salgado, Celorico de Basto.



Curiosidades:
  • A freguesia de Britelo foi abadia de apresentação alternada da Mitra e da Ordem de S. Bento, tendo sido doada em 1719 ao Marquês de Valença – D. Francisco Paulo de Portugal e Castro, detentor também do título de Conde de Basto e o senhorio de Celorico. A primeira sede do antigo julgado, nos arredores do Castelo de Arnoia, denominada Vila de Basto, recebeu foral dado em Évora por D. Manuel I, no dia 29 de Março de 1520, mas por provisão de D. João V, datada de 21 de Abril de 1719 foi transferida para o local onde hoje conhecemos, com a denominação de Vila Nova de Freixieiro, por ficar situada a norte do antigo lugar com este nome e junto do rio também chamado Freixieiro, na freguesia de Britelo.
  • A rua Dr Baltazar Rebelo de Sousa e a rua Capitão Sousa e Castro situam-se na zona de S. Silvestre que pertence à freguesia de Gémeos. Ali encontram-se instalados a Biblioteca Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, a Escola EB 2,3/S, a Piscina Municipal e o Centro Comunitário.






4 comentários:

Unknown disse...

Espectacular. Principalmente fotos antigas.

Anónimo disse...

Adoro ver fotos da minha terra,como foi como é ...faz lembrar os tempos de miuda.

Anónimo disse...

a capela de santa iria em seturrada tambem é britelo.

Anónimo disse...

por favor,coloquem os excutivos da junta desde o 25 de abril.