domingo, junho 29, 2008

S. Pedro – Orago de Britelo

S. Pedro é titular da Igreja Matriz de Britelo, concelho de Celorico de Basto e foi-lhe erigida uma estátua na esplanada do centro da vila.
A partir de 1982 (conforme deliberação da Assembleia Municipal de 30 de Junho de 1981) as Festas do Concelho, foram devocionadas a S. Pedro, tendo passado também o dia 29 a Feriado Municipal. Mas por decisão da Assembleia Municipal de 22 de Dezembro de 1986 as Festas Concelhias voltaram a dedicar-se a S. Tiago, tornando o dia 25 de Julho a Feriado Municipal.
No dia 29 de Junho a Igreja celebra a festa de S. Pedro e S. Paulo, uma das doze celebrações mais importantes da Igreja Católica, ou não fosse Pedro o Príncipe dos Apóstolos e o primeiro Papa.
S. Pedro, chefe dos Apóstolos, de seu nome Simão, filho de Jonas, ou João, era pescador do lago de Genesaré. No relato dos evangelhos sobressai, desde o primeiro momento, entre os restantes discípulos e recebe o sobrenome de Pedro, imposto pelo próprio Jesus, com as seguintes palavras: “Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja; e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.”.
Depois da ressurreição aparece ao lado de Tiago e de João, como chefe da primeira comunidade cristã em Jerusalém e faz viagens missionárias que o levaram até Roma. Foi lá que sofreu o martírio, crucificado de cabeça para baixo, durante a perseguição de Nero. E é perante a Cruz que pede aos carrascos que o crucifiquem de cabeça para baixo, pois que não é digno de morrer na mesma posição em que morreu Cristo.
A imagem do Apóstolo S. Pedro é apresentada segurando duas chaves, símbolo do poder de ligar e desligar (jurisdição).

A Igreja Paroquial da freguesia de Britelo foi provavelmente construída no século XIX. De construção Barroca, sofreu reformas decorativas no século XX.

Sem comentários: