domingo, janeiro 28, 2007

Veade




A freguesia de Veade tem uma população de 707 habitantes e 318 edifícios (Censos de 2001) e fica a cerca de 4,5 km da sede do concelho.




Orago:
Santa Maria/Nossa Senhora das Candeias




Pároco:
Padre Parcídio Rodrigues

Feiras: Quinzenal em Fermil, e feira anual a 19 de Abril
Festas e romarias: Senhora das Candeias (2 de Fevereiro), Via Sacra (Páscoa) e Senhora da Conceição (último domingo de Junho).
Património cultural e edificado: Igreja Paroquial, Cruzeiro, Capelas de Nossa Senhora da Conceição e S. Gregório, em Fermil, além das anexas aos solares da casa da Boavista e da casa de Veade.
A ponte de Matamá foi construída em 1935 e é considerada das maiores pontes em granito dos caminhos-de-ferro da Europa.
Casas brasonadas: Casa da Boavista, Casa do Outeiro, Casa de Veade e Casa do Barão de Fermil.
Casas solarengas: Casa de Peneireiros, Casa de Cerdeiredo e Casa da Renda.
Alminhas: Lugar da Cruz das Almas.
Colectividades: Associação Cultural e Recreativa de Veade e Fanfarra da Juventude de Veade.

Presidente da Junta:
Maria Rosa Ribeiro Ramos, natural da freguesia de Veade e residente no lugar da Boucinha. Nasceu em 25 de Janeiro de 1955, filha de António Teixeira da Silva Ramos e Rosa Ribeiro, cumpre o primeiro mandato à frente dos destinos desta freguesia.



Secretário da Junta:
José Fernando Gonçalves Barbosa, natural da freguesia de Veade e residente na vila de Fermil de Basto. Nasceu em 10 de Setembro de 1951, filho de José Barbosa e Maria Carolina Gonçalves, exerce o segundo mandato no executivo da Junta.




Tesoureiro da Junta:
Gaspar Gonçalves de Moura, natural da freguesia de Veade e residente na Rua Nova. Nasceu em 20 de Julho de 1956, filho de António Alves de Moura e Emília Gonçalves, cumpre o sexto mandato nos órgãos da Junta de Freguesia.





1 comentário:

Anónimo disse...

linda terra e pena nao ter mais fotos para o mundo inteiro ver como val a pena visita -la comentario de uma filha da terra que a pessar de ter saido dai ha muitos anos comtinua a gostar dessa linda aldeia da mesna nameira obrigada por existires