domingo, novembro 21, 2010

O Povo de Basto - Jornal Centenário

O jornal “O POVO DE BASTO” foi o primeiro jornal que se editou em Celorico de Basto após a Revolução de 5 de Outubro de 1910 e um dos mais antigos da Região de Basto.
Desde o primeiro número publicado em 21 de Novembro de 1910, este jornal se impunha como uma voz defensora dos interesses de toda a região de Basto.
A sua linha editorial sempre se pautou na “defesa dos interesses locais, não para os servir sob o critério estreito e apaixonado, que tantas vezes deforma as boas causas, mas enquadrando-os, sempre que possível, nas necessidades mais profícuas ao interesse geral”. E “propomo-nos ser um veículo de formação e informação verdadeiras; arredaremos das nossas páginas todos os malabarismos ou artimanhas, tão lamentavelmente ao gosto de espíritos e interesses mesquinhos; e na legítima função crítica de que não abdicamos, não pactuaremos com insinuações, insultos ou calúnias que enxameiam e deslustram certas folhas que as acolhem”.
O seu fundador, Dr. António Rodrigues Salgado, nasceu em Britelo, Celorico de Basto em 1883. Formado em Direito, na cidade de Coimbra, participou activamente no movimento republicano.
Depois da proclamação da República foi nomeado Administrador do Concelho de Celorico de Basto (1910-1913). Considerado uma das figuras cimeiras da Primeira República, aceitou em finais de 1914, o cargo de Governador Civil de Ponta Delgada. Posteriormente, na terra que o viu nascer, “lutou intemeratamente pela concretização dos ideais mais progressivos do seu tempo”.
Faleceu no dia 11 de Dezembro de 1933, apenas com 50 anos de idade e em pujante actividade.
Desde 28 de Maio de 1926, após o deflagrar da ditadura, a Censura fez a vida negra a este periódico. E, assim, surgiram as multas impostas por via administrativa, sem apreciação pelos Tribunais, que destruíram pelo País abaixo toda a imprensa com veleidade de independência.
Isto aconteceu a “O POVO DE BASTO”; em finais de 1933, sofrendo multa de valor incomportável, viu-se obrigado a suspender a publicação.
Surge então outro jornal intitulado “Gente de Basto” e dirigido pelo jovem estudante de Direito em Coimbra, António Marinho Dias, já então colaborador da “Seara Nova”.
O 1º número de “Gente de Basto” foi publicado em 18 de Novembro de 1933, que foi “logo arbitrariamente apreendido pelos esbirros do fascismo”, pois consideraram que “Gente também é Povo”.
Ao longo da sua centenária vida, “O POVO DE BASTO” não terá sido sempre o mesmo, mas houve um princípio que defendeu sempre e fez dele a sua constante bandeira: defender os interesses do concelho de Celorico de Basto e da Região de Basto.


Directores do Jornal “O Povo de Basto”

Fundação em 21 de Novembro de 1910


Director: Dr. António Rodrigues Salgado
Editor: Augusto Cardoso Magalhães

» Em finais de 1933 foi suspensa a sua publicação pela Comissão de Censura


15 de Outubro de 1978: Ano I, nº 1, II Série


Director: Dr. António Marinho Dias
Proprietário: António Abraão de Sousa
Redacção e Administração: Rua 5 de Outubro – Celorico de Basto
Composição e Impressão: Tipografia Moderna de António Abraão de Sousa e Irmão Lda.


15 de Julho de 1993: III Série


Director e Proprietário: Carlos Alberto Alves Teixeira
Sede: Fermil – Molares – Celorico de Basto
Redacção: Rua Serpa Pinto – Celorico de Basto
Fotocomposição e Montagem: G. Moderna de Fermil de Basto, Lda.
Impressão: T.I.G. – Tipografia de Guimarães, Lda.


15 de Janeiro de 1995: IV série

Director e Proprietário: Carlos Alberto Alves Teixeira
Sede: Fermil – Molares – Celorico de Basto
Redacção: Rua Serpa Pinto – Celorico de Basto
Fotocomposição, Montagem e Impressão: G.M. Fermil de Basto, Lda.


15 de Abril de 1996


Director e Proprietário: José Carlos Ferreira Leite
Sede e Redacção: Rua Serpa Pinto – Celorico de Basto
Fotocomposição, Montagem e Impressão: G.M. Fermil de Basto, Lda.


Desde finais de 1999


Director: António Maria Silva Teixeira
Proprietário: Herdeiros de José Carlos Ferreira Leite
Redacção: Rua Serpa Pinto – Celorico de Basto
Impressão: Gráfica Diário do Minho – Braga

1 comentário:

jose disse...

Desconhecia que o nosso POVO DE BASTO tinha feito cem anos. Pena foi nâo ter sido feito um nùmero especial e distribuiçâo em todos os lares de CELORICO DE BASTO. Talvez seja ainda ùtil fazer isso um dia, fazer renascer as noticias mais importantes deste POVO DE BASTO. Aproveitar au mesmo tempo fazer uma promuçâo para que este JORNAL cresça, sei que o corte barbaro dos portes pagos, pôs os nossos regionais em estado de falência, mas um dia virâo dias melhores.