domingo, junho 17, 2012

Escola Profissional de Fermil


A Escola Profissional de Fermil, Celorico de Basto foi criada em 1972 como Escola Técnica (Secção da Escola Técnica da Régua) com os cursos gerais de Agricultura, Formação Feminina, Mecânica e Electricidade, o que correspondia efectivamente às necessidades da região de Basto.
Mas foi em Março de 1970, aquando de uma visita a Celorico de Basto de um Subsecretário de Estado da Administração Escolar, que o Presidente da Câmara Municipal, Dr. Ernesto Limpo de Faria Leal, correspondendo a uma velha aspiração de um grupo de personalidades ligadas ao mundo rural, lançasse, então, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, um repto ao membro do governo: “(…) Quero referir-me à criação de uma Escola Agrícola (…) Além de satisfazer os anseios desta população agrícola que vive da agricultura e para a agricultura, de constituir um “arranque” na racionalização da lavoura, trabalhada ainda, por processos atávicos, teria aquele Instituto educacional um vasto campo operacional, na medida em que sendo uma região de policulturas, aqui os alunos poderiam complementar e desenvolver os seus conhecimentos de silvicultura, vinicultura, fruticultura, cerealicultura, olivicultura, da cultura do linho, do mel, etc…”.
Em 31 de Dezembro de 1971, por despacho do Ministro da Educação, foi criada uma Secção da Escola Técnica da Régua, entrando em funcionamento no ano lectivo de 1972/73.
A via profissionalizante – 12º ano – Técnico de Agricultura-Agro Pecuária, foi criada em 1977, na Escola Secundária de Fermil de Basto, o que permitia o acesso directo às Escolas Superiores Agrárias.
Em 1992, passados vinte anos da sua fundação e devido à reforma do ensino e à dinâmica do seu Conselho Directivo, adquiriu definitivamente a via profissional, tendo sido convertida em Escola Profissional de Fermil de Basto.
Desde a inauguração em 5 de Maio de 2005 do novo edifício, de construção moderna, acolhedora e funcional, esta escola tem diversificado a sua oferta de formação com o funcionamento dos cursos técnicos de Turismo Ambiental e Rural e técnico de Gestão de Pequenas e Média Empresas e Cooperativas.
Mais recentemente, a designação deste estabelecimento de ensino sofreu nova alteração, passando a denominar-se Escola Profissional de Fermil, Celorico de Basto, permitindo ser facilmente identificável.
Com capacidade para 230 alunos, esta escola foi criada para servir as necessidades da região, sobretudo nas áreas rurais, onde ganha especial destaque a agricultura.
Esta Escola Profissional possui uma exploração agrícola com mais de 23 héctares, o que permite aos alunos adquirirem competências nas áreas relacionadas com os respectivos cursos. A Quinta da Escola dispõe de recursos, como viveiros florestais, vacaria, ETAR biológica para tratamento de águas residuais, estufas agrícolas, vinha, adega, centro equestre e residência para estudantes e professores. 
Actualmente, no âmbito dos cursos agrícolas, os alunos produzem Kiwis, leite e vinho verde o que constitui o modus vivendi da escola.
A Escola Profissional de Fermil, Celorico de Basto tem uma parceria com a Universidade Católica e no âmbito da Formação em Contexto de Trabalho, vulgarmente conhecido por Estágios Profissionais, alguns alunos neste ano lectivo já passaram por empresas sediadas em França e no Brasil.



Sem comentários: