terça-feira, maio 01, 2007

Prémio Prof. Oliveira

O Rotary Club de Guimarães, nos últimos anos tem vindo a premiar os alunos que se destacam nas várias escolas e nos vários escalões etários.
É uma forma do RCGMR apoiar a sua comunidade, aqueles que com mérito se distinguem pelo seu trabalho e competência.
O prémio Prof. Álvaro Maria Silva Oliveira foi instituído pelo Rotary Club de Guimarães, para destacar o melhor aluno da escola EB1 da Vila de Celorico de Basto, constituindo o reconhecimento do mérito, do empenho e do labor com que os estudantes abraçam o seu percurso escolar, e que num futuro próximo lhes permita atingir um excelente nível de crescimento como pessoas e como profissionais.
Este ano o prémio Prof. Oliveira foi atribuído à jovem Alexandra Soraia da Silva Vieira, nomeada a melhor aluna do ano lectivo 2005/2006, tendo esta cerimónia decorrido no dia 19 de Abril de 2007, que coincidiu com o 48º aniversário da Fundação Rotária Portuguesa.
O companheiro do Rotary Club de Guimarães, Eng. Manuel José Vieira Silva Oliveira entregou o prémio à jovem celoricense, incentivando-a a que com o seu empenho e dedicação, ajude os seus colegas a atingirem as mesmas metas de excelência.
Este ano o RCGMR distinguiu alunos de diversas escolas de Guimarães, Celorico de Basto e da Universidade do Minho.
O prémio Prof. Álvaro Oliveira já foi atribuído aos jovens alunos da Escola EB1 da Vila de Celorico de Basto no ano escolar 2003/04 a Teresa Almeida, em 2004/05 a Adriana Malheiro e 2005/06 a Alexandra da Silva Vieira.
Álvaro Maria da Silva Oliveira saudoso professor do ensino básico, que tive o privilégio de o conhecer e partilhar algumas conversas, deixou boas recordações na comunidade celoricense e em particular nos alunos das escolas primárias, onde leccionou no lugar do Areal (Arnoia), em Gagos e até final da sua carreira na Vila de Celorico de Basto.
Era sobrinho e afilhado de Álvaro da Costa Bastos, fundador em 1928 da Sociedade Vinícola de Basto (Caves Montanhez). Para além de prosseguir com esta actividade comercial, ligada aos vinhos verdes da Região de Basto, foi jogador de futebol e Presidente da Direcção do Clube Desportivo Celoricense, tendo também pertencido aos quadros da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Celoricenses.
Por ocasião da entrega dos prémios escolares, um companheiro ao dirigir-se de forma especialmente carinhosa aos estudantes, incitou-os a continuar de forma exemplar o seu percurso de vida, quer como alunos, quer, sobretudo, como pessoas, não deixando de lhes lembrar através da pequena história do homem vendedor de balões, que o que faz subir o balão não é a sua cor, mas o ar que está lá dentro.

Sabe o que é o Rotary ?

O objectivo principal do Rotary é servir: na comunidade, no local de trabalho e no mundo em geral. Os rotários procuram estabelecer a boa vontade e a paz no mundo, oferecer serviços humanitários e fomentar um elevado padrão de ética em todas as profissões.
São homens e mulheres de negócios, profissionais que procuram, por meio da prestação de serviços voluntários, melhorar a qualidade de vida nas comunidades locais e no mundo em geral. Desta forma, o quadro social de um clube é preenchido por sócios representativos das variadas profissões e actividades, o que facilita o intercâmbio de ideias, e permite pôr a experiência profissional de cada um ao serviço de toda a Humanidade.
Os Rotary Clubs são entidades apolíticas, não religiosas, abertas a pessoas de todas as culturas, raças e credos. Através de reuniões semanais, os rotários lançam projectos comunitários que procuram sanar muitos dos problemas críticos da actualidade, orientando esforços nas seguintes áreas: apoio a crianças em situação de risco e pessoas com deficiência, combate à fome, alfabetização, erradicação da poliomielite, cegueira evitável, ou a preservação do planeta Terra.
O nome “Rotary” surgiu do hábito dos primeiros membros do movimento alterarem semanalmente os locais de reunião.
O Rotary Internacional, actualmente com mais de 32 mil clubes espalhados por mais de 166 países é o maior movimento do mundo dedicado à prestação de serviços e reconhecido por todos, como uma organização centenária vitoriosa e de sucesso.

Sem comentários: