quarta-feira, junho 10, 2009

Cruzeiro de Lordelo

O Cruzeiro de Lordelo está implantado junto ao cruzamento do lugar de Lordelo, freguesia de Veade, concelho de Celorico de Basto, em terreno fronteiro a uma casa de habitação. Testemunho da vivência religiosa exterior, que imprime aos espaços e caminhos uma dimensão sagrada, o cruzeiro deveria complementar as manifestações religiosas das igrejas, que ciclicamente atraíam os crentes que aqui se deslocavam em romaria.
A vocação religiosa do local parece ser bastante remota, e a sua construção, presume-se que seja do século XVIII.
O cruzeiro assenta sobre um soco quadrangular, com um pedestal prismático com coluna monolítica, rematada por capitel escalonado, e uma esfera encimada por uma cruz latina.
Actualmente e devido à construção de uma casa de habitação e do seu acesso, o terreno encontra-se escavado a toda a volta do cruzeiro, pondo em risco a sua existência enquanto monumento concelhio.

3 comentários:

Anónimo disse...

E tempo de parar com a agressâo aos nossos monumentos, as nossas paisagens, é o cruzeiro foi a forca, sâo igrejas que sem mais nem menos constroi-se de qualquer forma e feitio à volta, e o passado que se lixe. Em vàrios paises da Europa, au fazer ou refazer uma construçâo, uma das primeiras preocupaçôes é saber que patrimonio existe na periferia, monumento arquitetonico ou patrimonio protegido, e isso numa area bastante importante. no nosso,pais, deita-se uma casa de alta construçâo, como em, granito por exemplo, e depois até se remenda com um pouco de béton, de recordaçâo so ficam as fotografias se as houver. STOP a tudo isso porque o nosso patrimonio merece respeito, o mundo nâo é nosso, é um emprestimo dos nossos filhos.

Anónimo disse...

Antes de mais, queria agradeçer o autor deste blog de ter criado este sit. Esta fantastico, as fotas são de boa qualidade. Moro em Lordelo, acho bem que fosse feito algo a volta do cruzeiro, como por exemplo, por a volta do cruzeiro um rudiado em pedra de 2m a toda volta, moda antiga, por uma gramalheira grossa a a toda a volta desse rudiado com um espaço verde tambem... Como fizeram em Genebra na Suiça e tambem em Monaco. Para ter muito mais entresse turistico...

Desde ja o meu muito obrigado.


Joaquim Oliveira da Costa

Lígia disse...

Como residente pontual do lugar de Lordelo, Veade, não posso deixar de manifestar o meu desagrado pela situação em que se encontra este cruzeiro, que é tão só mais um dos elementos do nosso riquíssimo património histórico.
Será que é como se encontra actualmente, desenquadrado e abandonado, que o mesmo pode dar ênfase ao seu legado histórico? Para quando uma requalificação do local, com a devida descrição e cronologia do mesmo?
Será que não é dever de todos nós, a começar, naturalmente, pelas entidades públicas, a preservação da nossa História?
Ou será que alguém aguarda, pacientemente, que o cruzeiro em questão cai (pois já se encontra em equilíbrio precário) do seu magnífico pedestal (um monte de terra), partindo-se aos bocados, para se lhe perder o rasto, e assim, deixar mais um pouco da História de Portugal, morrer, há semelhança do que sucede pelo nosso País fora?
Gostaria de ter, em próxima visita ao local, uma outra visão do monumento em causa.