domingo, maio 27, 2007

Livros e Autores

Nesta apresentação pretende-se dar a conhecer os livros que abordam temas sobre Celorico de Basto nas suas várias vertentes, e publicações de autores naturais do concelho.
Quando pretendemos estudar a história do nosso concelho, consultamos bibliotecas, forais, cartas, testamentos e livros, analisamos dados estatísticos, repetidamente, lemos o que se escreveu sobre Celorico de Basto, os seus solares, as suas tradições, os seus naturais e constatamos com alguma tristeza, que se não tem falado tanto quanto a nossa terra e as suas gentes mereciam.
Para colmatar algumas lacunas da sua história e no sentido de a enriquecer, temos palmilhado o seu território, em contacto com a população, nas mais diversas circunstâncias, recolhendo informação preciosa para dar corpo a este trabalho.
É, pois, para dar a conhecer esta terra minhota e encantada e a sua gente acolhedora, que publicamos as capas de livros e autores de Celorico de Basto.
Uma parte destas obras encontram-se na Biblioteca Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa em Celorico de Basto, mas julgamos que era importante criar um suporte “online”, digitalizando-as bem como inúmeros jornais publicados no concelho, alguns com mais de um século de existência, preservando desta forma um vasto e valioso espólio documental de interesse histórico e cultural, que a manter-se assim, corre o risco de se degradar.
Este projecto teria dois objectivos: primeiro, seria uma contribuição para a promoção da história de Celorico de Basto, mediante a disponibilização do seu acervo bibliográfico, iconográfico e arquivístico ao serviço da comunidade estudantil e do público em geral; segundo, contribuiria para a preservação da memória da sua gente, tão fidalga e senhora de si, pelo que não podemos deixar de sonhar dias futuros, em que o Progresso e o Desenvolvimento se conjuguem de forma harmoniosa em respeito com os nossos valores históricos e patrimoniais… no fundo reflectindo a alma dos seus habitantes.

Lopes, Eduardo Teixeira, A Terra de Celorico de Basto na Idade Média, Apontamentos para a sua História, Edição do Autor, 2008.
D'Abreu, Guilherme Augusto Pereira de Carvalho, O Processo Criminal Instaurado na Comarca de Celorico de Basto, Lisboa, Typographia Universal, 1861.
Stoop, Anne de, Palácios e Casas Senhoriais do Minho, 2ª Edição, Porto, Civilização Editora, 2000.




















Carvalho, António Alves de, Monografia do Concelho de Celorico de Basto, 1992.
Carvalho, Elza Maria Gonçalves Rodrigues de, Basto - Sta.Tecla: Uma leitura geográfica (do século XVI à contemporaneidade), Guimarães, Universidade do Minho, 1999.
Vasconcelos, Frei Bernardo de, Cântico de amor: versos, 3ª Edição, Singeverga, Ora & Labora, 1982.
Freitas, Eugénio de Andrea da Cunha e, ... [et al], Carvalhos de Basto: A Descendência de Martim Pires Carvalho, Cavaleiro de Basto, 7º Vol., Porto, 1994.
Centro Cultural e Desportivo dos Trabalhadores da Agência do B.P.A. em Celorico de Basto, Casas Antigas do Concelho de Celorico de Basto, 1981.
Machado, Carlos de Sousa, Org., Balmaceda, Ernesto de , Colab, Concelho de Celorico de Basto, 1951.
Vasconcelos, Frei Bernardo Teixeira de, Do Ideal Cristão, Braga, Livraria Pax Editora, Reimpressão, 1981.
Lemos, João Marinho de, Celorico de Basto entre o Passado e o Futuro, Câmara Municipal de Celorico de Basto, 1988.
Guimarães, Rui Dias, O Falar de Barroso (O homem e a linguagem), Viseu, João Azevedo Editor, 2002.
Coelho, Maria Carolina de Meireles Teixeira, Prisão de Francisco de Meireles e de duas suas filhas em 1912, Edição Particular, 1994.
Salgado, Daniel, Terra de Basto, Vila Nova de Famalicão, 1933.
Costa, José de Magalhães Alves, Padre, Um delito de Opinião, Braga, 1991.
Vasconcelos, Frei Bernardo de, Vida de Amor: Autobiografia de Bernardo de Vasconcelos, Guimarães, Secretariado Regional da Catequese, 1975.
Bastos, João, Pirilampos no quintal: memórias, Celorico de Basto, Edição do Autor, 2001.
Lopes, Eduardo Teixeira, O século XVIII nas freguesias do concelho de Celorico de Basto: memórias paroquiais, Celorico de Basto, Edição do Autor, 2005.
Vasconcelos, Frei Bernardo de, Vida de Amor - Autobiografia de Bernardo de Vasconcelos Com Prefácio do Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, 7ª Edição, Viseu, Ora & Labora, 2002.
O Bernardo - Lembranças duma Irmã e Enfermeira, 6ª Edição, Viseu, 2002.
Vasconcelos, Frei Bernardo de, Eucaristia e Ideal Cristão, 7ª Edição, Causa de Beatificação de Frei B. de Vasconcelos, Braga, 1999.
Modelos de Jovens - Bernardo de Vasconcelos (Selecção de Textos), 3ª Edição, Manuel Morais, Braga, 1999.
Lopes, Pe. Armandino Pires, Capela de São Sebastião - Recolhas de Actas da Irmandade das Almas, Edição Particular, 2007.
Abreu, Leonídio de, Silva Minhota, Braga, 1956.
Carvalho, Pe. João T. Rodrigues de, Os Escribas do «Jornal de Basto», Porto, Typographia Gutenberg, 1892.
Moura, António Alves de, Ensaios de Leitura, Reprodução da 2ª edição correcta e aumentada, Lisboa, 1952.
Lopes, Eduardo Teixeira, Acervo documental medieval do Mosteiro de Arouca relativo a Terras de Basto, Mondim de Basto, Edição do Autor, 2006.
Lopes, Eduardo Teixeira, A Terra de Celorico de Basto na Idade Média, As Inquirições Régias, Edição do Autor, 2008.
Bastos, Álvaro, Retalhos de Uma Vida, Edição do Autor, 2008.
Gomes, Joaquim da Silva, Pinheiro Torres Ilustres, Casa do Professor, 2006.
Lopes, Pe. Dr. Armandino Pires, Mosteiro de S. João Baptista de Arnoia - Celorico de Basto, Edição do Autor, 2008.
Gallobar, António, Encontro com a vida, Luz das Letras, 2008.

4 comentários:

Unknown disse...

Como posso adequirir um livro destes?

J. Teixeira da Silva disse...

Meu caro amigo, Orlando Silva, não tem preço o extraordinário serviço que presta à cultura do concelho de Celorico de Basto e porque não de toda a região.
A exaustiva publicação das obras dos autores Celoricenses, é um trabalho notável, que a nossa juventude deve aproveitar.Falar do nosso passado,e da nossa gente, é abrir o livro das nossas origens e dá-lo a conhecer aos nossos filhos, para que saibam da importância intelectual dos nossos ancestrais.
Os meus sinceros parabéns.
Um abraço,
J. Teixeira da Silva

Ivo Ricardo Wanderley disse...

Desejo adquirir livros do Dr. Eduardo Teixeira Lopes. Solicito indicar livrarias e/ou forncecer as informações de contato com o autor. Muito obrigado,
Ivo Ricardo Wanderley
Rio de Janeiro, RJ
Brasil

António Gallobar - Ensaios Poéticos disse...

É com muito gosto que vejo o meu livro aqui nesta pagina cultural e entre os filhos de Celorico de Basto e deixo aqui uma promessa pelo menos um desejo, o meu proximo romance, há-de ser lançado aí em Celorico...

Um grande abraço ao amigo Orlando e espero naturalmente que goste da leitura.