sexta-feira, agosto 28, 2009

Escola Primária de Fermil

No âmbito do Plano dos Centenários, foi construído um Edifício Escolar, na povoação de Fermil de Basto, com quatro amplas salas, sendo duas para o sexo masculino, uma para o sexo feminino e outra mista.
O terreno foi doado pelo casal de beneméritos, Capitão José António Queirós Saavedra e sua esposa D. Maria Emília Gustanho Saavedra.
A nova escola, uma das melhores de toda a região de Basto, era uma velha aspiração da população de Além-Pinha.
Para preparar o programa de inauguração do Edifício Escolar de Fermil de Basto, foi constituída uma Comissão Executiva, que integrava as seguintes individualidades: Profª D. Maria Emília da Silva, Profª D. Maria Augusta Alves Teixeira de Araújo, D. Maria Armanda da Costa Lacerda Pinto, D. Maria Sameiro Lopes Guimarães Coelho, Pe. David Coelho, Pe. Manuel Bastos, Albano de Magalhães, José Joaquim Teixeira Alves e Manuel Teixeira Palhares.
No dia 15 de Junho de 1952 foi inaugurada a nova Escola de Fermil, para as crianças das freguesias de Molares, Gagos e Veade.
Após a Missa Campal, junto à capela de Nossa Senhora da Conceição em Fermil, a população concentrou-se junto ao Edifício Escolar, para assistir à bênção da nova escola e à sessão solene de inauguração, que foi presidida pelo Governador Civil de Braga. Faziam também parte da mesa, o Presidente da Câmara de Celorico de Basto, Eduardo Pinheiro Torres, o Vice-Presidente, Joaquim Narciso Bahia, o Delegado Escolar do Distrito de Braga, o Arcipreste Revº Pe. Joaquim Magalhães Lima, o Comendador Mota Ribeiro, o Capitão José Saavedra, o Capitão Guedes Gomes, o Dr. Inácio Xavier e a Professora D. Maria Emília da Silva.

Sem comentários: