80 anos de história
1931-2011

Em 1931 por intermédio de Joaquim Gonçalves Monteiro, Álvaro da Costa Teixeira de Morais e Alexandre de Magalhães, foi efectivamente fundado o Clube Desportivo Celoricense.
Até 1945, ano em que se filiou na A.F. de Braga, a sua actividade limitou-se à disputa de jogos de carácter amigável e a presença em torneios particulares na região. Os grandes impulsionadores da sua filiação foram António Alves Ribeiro, António Teixeira Novais, Afonso Teixeira Novais e António Coelho Mota.
È oportuno felicitar e aplaudir todos quantos ao longo destes oitenta anos, nas equipas técnicas, nos planteis dos diferentes escalões, nas sucessivas direcções ajudaram a construir o clube mais representativo do concelho de Celorico de Basto.
Muitos foram os Celoricenses, que na qualidade de dirigentes do C.D.C., por vezes com enormes dificuldades financeiras, que ameaçaram a sua própria existência, foram construindo a identidade deste nosso emblema. A este nível teremos sempre que recordar, Álvaro Maria da Silva Oliveira, António Maria Monteiro Magalhães Costa, Domingos Leite Andrade dos Santos, Luís Carvalho, Manuel Mesquita Alves Fontes e Casimiro Manuel de Campos Magalhães Costa e tantos outros que construíram a grandeza e a história do Desportivo.
À actual Direcção, presidida por Filipe Marinho, pede-se que prepare um programa com brilhantismo das Comemorações dos 80 anos do Clube Desportivo Celoricense.
Oitenta anos não se comemoram todos os dias e por isso estamos a preparar a publicação de um livro que perpetue esta efeméride e possibilite revisitar estes anos de vida desta colectividade, que muito orgulha os Celoricenses.
Para que tal aconteça, é desejável que todos os atletas ou seus familiares facultem fotografias, recortes de jornais ou outro material com interesse para a história do nosso clube que hoje nos identifica enquanto Celoricenses.
Parabéns pelo 80º aniversário e a todos quantos trabalharam e trabalham para engrandecer, em cada dia que passa, o Clube Desportivo Celoricense.
2 comentários:
Como sócio do CDC e vice-presidente da actual Direcção,venho felicitar-te por este trabalho de pesquisa e paixão ao CDC.
80 anos é uma idade bonita, merecedora de respeito, e concerteza vamos dignificar o nome do CLUBE DESPORTIVO CELORICENSE,com uma festa à sua dimensão.
Um abraço,
Ricardo Lemos
Orlando, muito bom.
Quando tinha 14 anos treinava com a equipa de 1985.
O meu grande desgosto, foi nunca ter sido federado pelo CDC.
Na próxima visita a Celorico vou inscrever-me como sócio.
Para quando o artigo do Clube fundado por ti.
Um abraço.
Pedro Mesquita
Enviar um comentário