domingo, maio 13, 2012

Feira do Livro


A IV edição da Feira do Livro “Na Rota da Língua Portuguesa” decorreu de 7 a 12 de maio de 2012, num espaço novo com todas as condições para receber as centenas de visitantes que passaram pelo certame. 
Esta Feira do Livro “Na Rota da Língua Portuguesa” misturou inovação com conhecimento onde foi notória a envolvência da população, através das colectividades, com escritores e individualidades de destaque que transformaram a feira num roteiro cultural por excelência”, palavras do presidente da Câmara Municipal, Joaquim Mota e Silva.
A grande panóplia de livros foi o principal ponto de interesse no certame que tem como principal figura de destaque o patrono da Biblioteca Municipal, Marcelo Rebelo de Sousa. Note-se que o evento ainda contou com a presença de Isabel Jonet, actual presidente do Banco Alimentar. 
O momento alto incidiu no Sarau “Reviver África” moderado pelo patrono da Biblioteca Municipal de Celorico de Basto. Foram intervenientes, Albano Silva, reformado da Função Pública, Fernando Fevereiro, Diretor da Escola Profissional de Fermil, José Machado, Juíz aposentado e ainda o escritor, António Coimbra. Cada um com uma história diferente onde ficou notória a beleza e as dificuldades vividas por terras de África, que segundo Marcelo Rebelo de Sousa “é uma terra que, ou se ama ou se odeia”. 
Ao longo dos dias em que decorreu o evento, os visitantes puderam assistir à peça “Meninos de todas as cores”, a Hora do Conto com o “Auto das bestas” de Alfredo Dobrões, danças e outras interpretações. 
O certame apresentou ainda diversas exposições com imagens e outros artefactos referentes aos países representados. 
A IV edição da Feira do Livro permitiu a apresentação de vários livros de escritores nomeadamente, “Angola o Horizonte perdido” de António Coimbra, as várias obras de Alfredo Dobrões como o “Chorão”, “Camas de Papelão” de Álvaro Bastos, entre outros. 


Sem comentários: