terça-feira, maio 01, 2012

Tradições Pascais em Celorico de Basto



A festa da Páscoa é uma das mais importantes do calendário litúrgico Católico. Foi neste seguimento que a tradição pascal se cumpriu em todas as freguesias e lugares de Celorico de Basto; os crentes abriram as portas para receber o “Senhor”, transportado por gente de fé, acompanhado pelo sacerdote ou em sua substituição, por um leigo que, cada vez mais, são importantes na manutenção desta tradição.

A festa da Ressurreição de Jesus Cristo, em dia de Páscoa, assinalado este ano a 8 de Abril, é o ponto culminante de todo o ano litúrgico.
A Páscoa é celebrada no primeiro domingo depois da lua cheia que se segue ao equinócio da primavera. Assim, a festa da Páscoa poderá ocorrer entre o dia 22 de Março e 25 de Abril.
A origem da Páscoa vem de tempos remotos.
A aurora Pascal, entre nós, é manifestada ao logo dos anos por tradições e rituais que demonstram bem a vitalidade de uma cultura popular em torno desta festa.
Nos dias que antecedem o Domingo da Ressurreição, denominado por Tríduo Pascal, assistimos em várias freguesias, à envolvência da população em diversos rituais e encenações que recordam a vida e morte de Cristo.
No Domingo de Páscoa, dia de Ressurreição, encontramos uma das mais belas tradições que é o Compasso ou a visita pascal. No entanto, existem lugares em que a visita pascal só acontece na segunda-feira subsequente ou ainda no Domingo de Pascoela.
O Compasso é um dos rituais ansiosamente aguardado pelas famílias, em que o Pároco ou um leigo, vai de casa em casa, dando-lhes a beijar os pés Daquele que, na Cruz, resgatou a Humanidade.
O tilintar das sinetas significa a aproximação do Compasso com o sacerdote e um reduzido número de pessoas, que percorrem a paróquia a pé, acolhidos por um ambiente de convívio e de festa que transborda das casas para a rua e que se multiplica à volta da mesa e em aleluias de fraternidade.

Sem comentários: