domingo, fevereiro 18, 2007

Gémeos












A freguesia de Gémeos tem uma população de 626 habitantes e 281 edifícios (Censos de 2001) e fica a cerca de 2,5 km da sede do concelho.

Orago:
S. Miguel






Pároco:
Padre José Carlos Macedo

Festas e romarias: S. Miguel (29 de Setembro).
Património cultural e edificado: Igreja paroquial, Capela de Nª S.ª da Livração no Lugar de Refontoura, Capela de Nª S.ª do Alívio no Lugar de Vilar, Cruzeiro da Igreja e da Refontoura.
Casas brasonadas: Casa da Lage.
Casas solarengas: Casa do Outeiro, Casa de Vilar, Casa da Lama, Casa da Refontoura, Casa de Loureiro e Casas Novas.
Outros edifícios: Biblioteca Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, Escola EB 2,3/S, Piscina Municipal, Centro Comunitário, Escola Primária e Moinhos de S. Silvestre.
Alminhas: Lugar das Alminhas, Bouça e Lama.
Colectividades: Grupo Coral.

Presidente da Junta:
António Casimiro Teixeira, natural da freguesia de Gémeos e residente no lugar de Adoufe. Nasceu em 20 de Maio de 1961, filho de Maria das Dores Teixeira, eleito em Dezembro de 1989 na qualidade de Presidente da Assembleia de Freguesia e desde Dezembro de 1993 cumpre o quarto mandato como Presidente da Junta de Freguesia.


Secretário da Junta:

António Augusto Brites de Moura, natural da freguesia de Gémeos e residente no lugar da Bouça. Nasceu em 17 de Setembro de 1938, filho de Albano de Moura e Augusta Brites, é autarca desta freguesia desde Abril de 1978.




Tesoureiro da Junta:
Luísa Marinho Mendes, natural de França e residente no lugar da Igreja, freguesia de Gémeos. Nasceu em 5 de Abril de 1972 filha de Agostinho Gonçalves Mendes e Maria Isabel Marinho da Cunha, exerce o primeiro mandato no executivo da Junta.



Curiosidades:
  • Segundo reza a história a denominação actual da freguesia, deve-se ao nascimento de uns gémeos a um casal de lavradores abastados, por volta do ano mil. Apesar desta condição, viveram até aos trinta anos de idade, no uso pleno da razão e como católicos legaram todos os seus bens à construção de um novo templo onde já existia uma capela em honra do arcanjo S. Miguel, onde acabaram por ser sepultados.
  • Na Quinta da Lage, ainda hoje se conta que nesta casa terá passado os últimos dias de vida Álvaro Gonçalves Coutinho, mais conhecido por “O Magriço”, que foi um valente guerreiro português e um dos “Doze de Inglaterra”. Luís de Camões é o grande responsável pela divulgação do nome e das suas façanhas, pois inclui n’Os Lusíadas o episódio dos “Doze de Inglaterra”. O tema do Magriço será tratado com mais detalhe numa publicação posterior.



9 comentários:

Avelino Silva disse...

Sou natural da Freguesia de Gemeos,moro e trabalho em Lisboa, adorei o blog as fotos são maravilhosas, muitos parabens obrigada

Anónimo disse...

Meu bisavô é natural dessa freguesia, em julho de 2012 vou conhece-la.

Jose Mota disse...

Sou natural da freguesia de gemeos trabalho e moro em vila nova de Famalicao

Domingos santos disse...

Jose domingos santos Nasci en gemeos no lugar de fontao a muito tempo HOJE estou em frança(ORLEAES]onde moro e trabalho mas todos os anos Mato as saudades nesse cantinho do mundo tao adorado pour nos filhos da TERRA.as fotografias ainda nos dao mais força.Um ABRACO DE SAUDADE D.S.

Maria Luiza Soares disse...

Meu bisavô, meu tataravô e o pai de minha tataravó eram nascidos em São Miguel de Gêmeos. Ainda irei conhecer, provavelmente em julho de 2013 ou 2014. Sobrenomes de minha família Moura, Teixeira e Gonçalves.

Anónimo disse...

sou de veade e mto novito trabalhei na loja do sr.teixeira bastos .ja la vao 47 anos e ainda recordo os nomes dos 3 filhos.fernanda .fatima e luis.espero ke a minha memoria nao me esteja atraiçoar.adorei essa linda terra e sempre ke posso tento passar por ai e recordar memorias de menino...

Hugo Carreira disse...

Haverá mais postagens sobre essa freguesia? 'Tá difícil de encontrar em outro lugar informações dessa freguesia.

jose albano leite da mota disse...

nasçi em fontao gemeos trabalho em vila nova de famalicao adoro este cantinho da minha terra querida



Augusto Silva disse...

Nasci em Fontão, tenho 54 anos e resido em Guimarães. Apesar de migrar muito, muito novo, visito profissionalmente Celorico com muita regularidade. Tenho recordações muito vivas da minha terra e particularmente de tudo quanto circunda Gémeos, desde a casa da Lage até ao Batoreiro (é assim que se chama?)com o Pouso pelo meio e uma casa brasonada nestas redondezas do Pouso.
Percorro o nosso país de lés a lés e encontro Celoricenses em todo o lado, inclusive, no estrangeiro, já me cruzei com Celoricenses em Paris e Gotemburgo.
De fora, acompanhei a evolução e Celorico e não tenho pejo em afirmar que Celorico evoluiu de forma galopante em todos os quadrantes que servem de parâmetro das medições evolutivas principalmente na cultura, infraestruturas e negócios.
Ler aqui o nome de Famílias como a família Teixeira, a Loja do Sr. Albino (único telefone das redondezas nos anos idos!), a loja do Sr. Machado na igreja, etc, é fazer uma viagem lindíssima ao passado! Lembram-se do Manel da Avó? da Stª(???)Emília que vivia numa casa pequenina no monte perto do Pouso? Para mim, puto de 7/10 anos, já citadino, era um fascínio viver nas férias estes mistérios que ultrapassavam a área do racional!
Abraços para todos os conterrâneos.