sábado, maio 10, 2008

BVC - Bandeira

No dia 2 de Janeiro de 1972 foi entregue a nova bandeira da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Celoricenses numa cerimónia que decorreu no quartel.
Do programa constou uma missa por alma dos bombeiros e sócios falecidos, romagem ao cemitério e exercícios pelos Soldados da Paz no edifício da Câmara Municipal.
A bandeira foi “criada” pela jovem artesã Fernanda Santos, que na ocasião proferiu as seguintes palavras: “Coube-me a distinta honra de neste momento, momento para mim de grande alegria, e para quantos a devem sentir, de entregar esta Bandeira Nova ao Corpo Activo da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Celoricenses, a esses Soldados da Paz – que tantas vezes sacrificam a sua vida, por outras vidas, não temendo as labaredas sinistras do fogo, que por vezes destroem vidas e haveres deixando lágrimas e luto no coração daqueles que ficaram sem os seus entes queridos, que, tanta vezes, foram ridente companhia no lar que habitavam.
A Bandeira que tenho nas mãos, e que brevemente entregarei, é qual um coração palpitante que ama e luta contra todas as adversidades em prol do bem comum.
Sirva o meu ideal de mulher, humilde como um afago, - mas forte no sentimento, de regozijo de ele próprio fazer a seguinte saudação:
Avante pelos Bombeiros Celoricenses;
Pelo auxilio moral e monetário que lhe possam dar;
Pela união e pelo progresso desta terra, a terra mais linda do nosso Minho encantador!”.
Seguiram-se os discursos do Presidente da Câmara, Dr. Ernesto Limpo de Faria Leal, e do Presidente da Direcção dos BVC, Sr. Eduardo Moura Peixoto, ambos a incentivar os celoricenses a apoiar esta prestigiosa Associação, e aos bombeiros a dignificarem a sua farda em prol do lema “Morte ou Vitória”.

Direcção (1971 – 1972)
Presidente: Eduardo Moura Peixoto
Vice-Presidente: João Alves Moura Lopes
1º Secretário: Gentil Coelho Ferreira Pinto
2º Secretário: Mário Cândido Pereira
Tesoureiro: José Plácido Gonçalves Palhada

2 comentários:

Daniela Gonçalves Marinho disse...

não tendo nada a ver, mas ...
Para quando assim uma introdução destas para a freguesia de Agilde?

:)

Bjinhos Daniela (agiliana)

Anónimo disse...

Como voluntário desta associação é com orgulho que vejo este tópico.
Existem bastantes fotos que poderiam aqui ser partilhadas, fotos que marcaram o passado e vão marcar o futuro.

bom trabalho...