domingo, abril 18, 2010

Rota do Românico

Desde o dia 12 de Março de 2010 o concelho de Celorico de Basto aderiu ao projecto Rota do Românico do Vale do Sousa (RRVS).
Os concelhos de Penafiel, Lousada, Felgueiras, Castelo de Paiva, Paços de Ferreira e Paredes, integravam já a Rota do Românico desde 1998, com 21 monumentos aos quais se associarão faseadamente 10 monumentos de Amarante, 10 do Marco de Canaveses, 7 de Resende, 4 de Celorico de Basto, 4 de Cinfães e 2 de Baião.
A Rota do Românico do Vale de Sousa promove a requalificação dos monumentos envolvidos no projecto, que no caso de Celorico de Basto, são a Ponte de Torres, na freguesia de Ribas, a Igreja de S. Salvador de Ribas, a Igreja Paroquial de Veade e o Castelo de Arnoia.
De referir que a RRVS foi distinguida com o mais prestigiado galardão nacional do sector turístico, o Prémio Turismo de Portugal, na categoria “Requalificação de Projecto Público”, destinado a reconhecer intervenções de natureza material, realizadas por entidades públicas que contribuíram de forma significativa para a qualificação da oferta e para o reforço da atractividade do destino, no âmbito de um ou vários produtos turísticos estratégicos.
Paralelamente a RRVS aderiu à Transromânica, a maior rede de locais e itinerários românicos da Europa, com sede na Alemanha.
Desejamos que este itinerário de visitas valorize o património arquitectónico românico, incluindo áreas envolventes e, com suportes promocionais ajustados, consiga atrair turistas a toda esta região.
Igreja de S. Salvador de Ribas

Igreja Paroquial de Veade

Ponte de Torres

Castelo de Arnoia

1 comentário:

acilio silva disse...

memórias de 50 anos,esta terra é sempre muito bonita e deixa-me muitas recordações da minha infancia.